Uma improvável queimadura: Relato de caso de Esclerose Sistémica Difusa
DOI:
https://doi.org/10.35323/revadso.7112019118Resumo
Introdução:
A Esclerose Sistémica Difusa (ESD) é uma doença autoimune, de causa desconhecida, que pode afetar múltiplos sistemas de órgãos, condicionando gravemente a qualidade de vida dos doentes afetados. Embora não sejam conhecidos os agentes que modifiquem a evolução da doença, a terapêutica imunossupressora deverá ser iniciada numa fase precoce, sendo por esse motivo primordial o seu reconhecimento nas fases mais iniciais. Inevitavelmente a ESD condiciona elevado impacto a nível físico e psicológico do doente, devendo ser considerados fatores como o estado nutricional, a dor, o descondicionamento físico, a atrofia muscular, comorbilidades, o impacto psicológico da doença e o isolamento social. A abordagem dos doentes com ESD deve ser por isso baseada numa visão global e multidisciplinar.
Descrição do caso:
Apresenta-se um caso de uma mulher de 50 anos, sem antecedentes pessoais ou familiares de relevo para a doença atual. Apresentava edema e rubor de ambas as mãos associado a rigidez matinal de 30 minutos com duas semanas de evolução, sendo objetivável ao exame objetivo edema em todos os dedos de ambas as mãos, rubor ligeiro nas articulações metacarpicofalâncias, interfalângicas distais e interfalângicas proximais, ausência de dor à palpação ou mobilização das articulações e ligeira limitação na flexão. Foi orientada a nível hospitalar inicialmente pela especialidade de Medicina Interna tendo sido colocada a hipótese diagnóstica de ESD após realização de meios complementares de diagnóstico. Por se tratar de uma doença que multiorgânica mantem seguimento atualmente em consultas de Reumatologia, Dermatologia, Medicina Física e de Reabilitação e Pneumologia.
Comentário:
Embora a ESD seja uma doença extremamente rara, o relato deste caso realça a importância do conhecimento por parte do médico de família dos sinais de alarme da doença reumatológica. Alem disso o médico de família tem ainda papel na gestão da multimorbilidade associada e de suporte aos cuidadores do doente.
Referências
Coelho PC, Cunha I, Cruz M, Salvador MJ, Santos MJ. Manual Prático da Esclerose Sistémica GDRESIS. Sociedade Portuguesa de Reumatologia.
Schwartz RA. Systemic Sclerosis. Medscape [Internet]; 2016 [cited 2016 Set 2]. Available from: http://emedicine.medscape.com/article/1066280-overview
Cordeiro A. Esclerose Sistémica. Boletim Informativo da Sociedade Portuguesa de Reumatologia. 2011. Sociedade Portuguesa de Reumatologia. 265378/07
Cordeiro A. Systemic Sclerosis: know more, hope more. Acta Reumatol Port. 2016 Jan-Mar;41(1):6-7.
Denton CP, Hughes M, Gak N, Vila J, Buch MH, Chakravarty K, Fligelstone K, Gompels LL, Griffiths B, Herrick AL, Pang J, Parker L, Redmond A, Van Laar J, Warburton L, Ong VH. BSR and BHPR guideline for the treatment of systemic sclerosis. Rheumatology (Oxford). 2016 Jun 9. pii: kew224
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Revista ADSO

Este trabalho encontra-se publicado com aCreative Commons Atribuição 3.0 Licença Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).