IMPACTO EDUCACIONAL, PELO MÉTODO DE ENSINO DE MEDICINA GERAL E FAMILIAR, NOS ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA NO ANO LETIVO 2017-18
DOI:
https://doi.org/10.35323/revadso.7112019141Resumo
Objetivos: Caracterizar o impacto educacional do processo de ensino da unidade curricular (UC) de Medicina Geral e Familiar (MGF), avaliando os resultados do ensino e aprendizagem na UC de MGF no ano letivo de 2017-2018.
Métodos: Foram analisados os resultados das respostas a questionário aplicado em sala no início e no fim de cada aula. Realizou-se estatística descritiva e inferencial bem como o cálculo da dinâmica de crescimento.
Resultados: Neste estudo 78,3% das 60 perguntas apresentaram uma dinâmica de crescimento positiva, 21,6% das questões, apresentaram uma dinâmica de crescimento negativa. Houve um ganho em 50% do total de perguntas na aprendizagem pós formação dos alunos. Em 50% das questões, não houve avaliação satisfatória quanto ao ganho e aumento da capacidade de aprendizagem e 56,7% das perguntas apresentaram resultados estatisticamente significativos.
Conclusões: Houve ganho formativo e aprendizagem para os alunos que frequentaram as aulas teórico-práticas. A metodologia aplicada permite aperfeiçoar para melhorar a aprendizagem.
Palavras- Chave
Estudantes de medicina; educação médica; medicina geral e familiar; ensino; aprendizagem.
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