Qualidade da Consulta de Medicina Geral e Familiar Percebida pelo Utente e pelo Médico
DOI:
https://doi.org/10.35323/revadso.46201650Resumo
A qualidade dos Serviços de Saúde e da consulta médica tem vindo a ser analisada por múltiplos trabalhos de investigação, tendo conduzido a alterações nos modelos de saúde. A satisfação do utente é um reflexo da qualidade dos Serviços de Saúde, devendo ser monitorizada e consequente na alteração dos problemas identificados. A Medicina Geral e Familiar (MGF) é a forma mais acessível dos cuidados de saúde, tendo como princípios base a horizontalidade, equidade e universalidade, sendo por isso particularmente importante na avaliação da qualidade dos cuidados de saúde.
Neste trabalho, tendo como objetivo conhecer o nível da satisfação geral dos utentes com a consulta e se os médicos são capazes de avaliar corretamente a satisfação dos utentes com a consulta, utilizou-se um questionário validado de 11 itens, aplicado no final das consultas de Medicina Geral e Familiar a médicos e utentes.
Numa amostra de conveniência de n=128 pessoas (88,8% dos questionários distribuídos), maioritariamente do sexo feminino (59,4%), ativa profissionalmente (56,3%), e com formação considerada elevada para 50,8%, os resultados demonstraram que os utentes estão satisfeitos com as consultas de MGF e que os médicos subavaliam a satisfação dos utentes sendo a comparação entre respostas de consulentes e médicos de pior resultado para os médicos com elevado significado estatístico. É de salientar os consulentes considerarem o equipamento do consultório como o aspeto mais fraco.
Outros estudos devem ser feitos para confirmar os resultados e identificar possíveis causas para a subavaliação da satisfação dos utentes por parte dos médicos e suas consequências.
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